quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Funções da Linguagem

Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.
A linguagem pode ser usada de diferentes formas pelo emissor de uma mensagem durante um processo de comunicação. A comunicação se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
No ato de comunicação percebemos a existência de alguns elementos, são eles:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
Partindo desses seis elementos Roman Jakobson, lingüista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos. As seis funções são:

1. Função referencial, denotativa ou informativa: centrada no referente ( objeto que está da informação). Ocorre quando o objetivo do emissor é informar , transmitir informações objetivas sobre o referente, objeto ou situação de que a mensagem trata. Essa função predomina nos textos de caráter científico e nos textos jornalísticos.

2. Função emotiva ou expressiva: centrado no emissor que demonstra seus sentimentos, avaliações, emitindo suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa .O leitor percebe a presença do emissor no texto. Há o predomínio da primeira pessoa verbal (EU/NÓS), bem como o emprego freqüente de interjeições e exclamações. Podem-se citar como bons exemplos as confissões, as cartas de amor apaixonadas, poemas líricos em primeira pessoa, etc.
Exemplo: Eu te amo, minha morena!

3. Função conativa ou apelativa:centrada no receptor. O emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação , persuadindo-o, seduzindo-o. É comum o uso do verbo no imperativo, como "Compre no Bretas e concorra a este lindo carro".

4.Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Ocorre, quando o emissor testa o canal de comunicação, a fim de observar se o receptor o entendeu. São perguntas como "não é mesmo?", "você está entendendo?", "cê tá ligado?", "ouviram?",psiu!,ahn!.alô!, oi!. Ex.:Alô comandante! A missão foi cumprida, ok? Devo voltar? Alguém me ouve? Alô!!

5. Função metalingüística: É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. Nesse caso,a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente. O dicionário é maior exemplo de linguagem metalingüística,assim como gramáticas com seus conceitos, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia.
6. Função poética: Quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros. É a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias,que enfatizam com mais frequência a subjetividade. É muito comum a utilização de palavras no seu sentido conotativo (figurado) ao invés do denotativo (do dicionário). No entanto, podemos encontrar este tipo de função nos anúncios publicitários e na prosa, bem como aliada aos demais tipos de função, como da emotiva.
Exemplo:
De tudo, ao meu amor serei atento/Antes, e com tal zelo, se sempre, e tanto/Quem mesmo em face do maior encanto/Dele se encante mais meu pensamento.(Vinícius de Morais. Soneto da fidelidade)
voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário