quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tipologia textual

O QUE É UM TEXTO ?
A palavra texto vem do Latim e significa tecido. Literalmente, quer representar que, como na indústria têxtil, ao produzir um texto, estamos entrelaçando fios de idéias. O texto, é, portanto, uma ampla unidade com coerência de sentido, com frases relacionadas umas às outras e serve de contexto para a frase e da frase para a palavra.
TIPOLOGIA TEXTUAL
1. Texto Literário: preocupa-se em mostrar a opinião pessoal do autor (subjetivismo) fazendo uso de figuras de linguagem. Ex: um romance, um conto, uma poesia...

2. Texto não-literário: preocupa-se em transmitir uma mensagem da forma mais clara e objetiva possível. Ex: uma notícia de jornal, uma bula de medicamento.
TIPOS TEXTUAIS
Em linguística, tipos textuais referem-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admite-se cinto tipos texuais, a saber: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
A narração está presente quando o texto fornece informações sobre os fatos contados ( enredo ). Esses fatos ocorrem com pessoas (personagens), em algum momento (tempo), em um dado lugar (espaço). Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.
A argumentação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos.
A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
Na descrição existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos.
Na injunção, os textos indicam procedimentos a serem realizados. Nos textos injuntivos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.
É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc.
Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual,da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.
voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário