terça-feira, 9 de julho de 2013

Redação no Enem

Sabe-se que a redação, tão temida pelos candidatos que buscam uma boa nota através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é fundamental para se ingressar em qualquer instituição de ensino superior.
Pensando nisso, resolvi deixar minha contribuição àqueles que pretendem aprimorar seus conhecimentos, preparando um esquema de redação para auxiliar o candidato a exercitar o ato de produzir texto dissertativo-argumentativo e postando links muito recomendados por especialistas.
Para realizar tal atividade,o candidato deverá habituar-se à prática da produção de texto dissertativo-argumentativo ( aquele em que o aluno explica um tema proposto, utilizando de argumentos para justificar e defender, de forma clara, seu ponto de vista. É imprescindível, portanto, buscar informações, pensando nos possíveis temas da atualidade que poderão ser cobrados na redação,através da leitura de notícias em jornais,revistas, sites e relacioná-las de forma correta no ato da produção do texto. Também não se deve esquecer de usar o português de forma correta;ser criativo e evitar cópias (utilizar trechos copiados de outros autores pode prejudicá-lo na condução do texto, correndo risco de fugir do tema proposto).

O esquema proposto por mim para se produzir um texto dissertativo-argumentativo é esse:

O texto será composto de cinco ( ou quatro) parágrafos,contendo:

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão

Proposta de como delimitar e produzir um bom texto dessa natureza:

1 ) Pense sobre o tema proposto e escreva uma frase (tese), bem caprichada, na qual contenha seu ponto de vista sobre o assunto. A tese é a ideia que você vai defender no seu texto.



Sugestões de como iniciar a frase:
Sabe-se que...
É de conhecimento geral que...
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de que...
É indiscutível que...
É inegável que...
Muito se debate, hoje em dia, que...


A frase (tese)___________________________________________

2) Pense em dois ou três argumentos diferentes que sustentem sua afirmação na frase(tese) que você escreveu sobre o tema ( são três porquês – três frases que justifiquem sua afirmação). Cada argumento deve responder à pergunta “por quê”?

Argumento 1 __________________________________________

Argumento 2 __________________________________________

Argumento 3 __________________________________________

Feito isso, você já tem os ingredientes necessários para escrever o primeiro parágrafo da redação que será a introdução. Para se ligar o ponto de vista aos argumentos, é preferível usar dois conectivos ( porque, e ) e dois sinais de pontuação ( vírgula, ponto final ), se os argumentos forem curtos e construídos por períodos simples.

Para começar a produzir o texto dissertativo-explicativo, usando três parágrafos, a fórmula para o primeiro parágrafo é:

A frase (tese) + o conectivo porque + argumento 1 (curto) + vírgula + argumento 2 (curto) + o conectivo e + argumento 3 + ponto final.

Pronto! Você já montou a introdução (mostrou ao leitor o assunto que será abordado, seu ponto de vista que será defendido).

Agora, vamos ao desenvolvimento.

Se você optou por desenvolver três argumentos, o desenvolvimento será composto por três parágrafos (segundo, terceiro e quarto parágrafos).

Segundo parágrafo: pense nos fatos ocorridos no âmbito social que sustentem o seu posicionamento no argumento 1 para defendê-lo ou explicá-lo (seja breve, resuma esses fatos em períodos curtos, de forma clara e explicativa.Ligue-os, usando adequadamente os sinais de pontuação).

Terceiro e quarto parágrafos: siga o mesmo procedimento usado no desenvolvimento do argumento 1 (fatos ocorridos). Sendo que o terceiro parágrafo será o desenvolvimento do argumento 2 e o quarto, o do argumento 3.
Isso!Você acabou de montar o desenvolvimento!

É hora de fechar a produção textual! Vamos à conclusão, ao desfecho do texto!
Nesse parágrafo da conclusão, você deverá levantar todas as ideias abordadas no texto e propor, de forma breve, uma solução para o problema, sugerindo medidas adequadas à realidade ou criticando. É o momento em que você se posiciona em relação ao assunto abordado no texto.
É isso! Leia várias vezes a sua redação para ter certeza de que tudo esteja correto.
Pronto!É só colocar um título.

O uso de títulos na produção de texto


O uso de títulos é facultativo no Enem, mas é sempre bom colocar um título em seu texto. O título é o que vai prender a atenção do leitor, fazer com que ele se interesse pelo texto escrito.

Como escrever o título na redação.

Segundo Fernanda Bérgamo, títulos como “Alegria”, “Felicidade”, “Sem palavras” e “A mulher nos dias de hoje”, por exemplo, não devem ser finalizados com ponto porque não contêm verbo. Já “Como superar os problemas” ou “Como foi bom vir para o Nordeste” exigem ponto final, já que ambos contêm verbos.

Ela diz que o título não deverá ser sublinhado, nem estar entre aspas desnecessariamente. Há ainda alguns cuidados a tomar sobre a localização. Se na folha de redação houver um local adequado, com a palavra "título:", grafe o título logo após os dois pontos. “Se, ao contrário, você só contar com a folha em que estejam as linhas, centre-o na primeira linha e pule a linha seguinte se quiser”, afirma. O tamanho da letra deverá ser o mesmo para o título e para o restante da redação.

Confira as dicas da professora Fernanda Bérgamo no link abaixo:




NÃO SE ESQUEÇA!
Evite dar início ao texto com as mesmas palavras do título.
Obedeça às normas de um texto dissertativo. Não use a primeira pessoa (como eu concluo, nós pensamos) para expor suas ideias.
Nunca empregue na conclusão expressões ou palavras que remetam aviso de que o texto está chegando ao seu final, tais como: Concluímos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo ou equivalentes.
Não use palavras repetidas ou tente concluir suas ideias com um pequeno resumo do que você escreveu no texto. 

Links úteis

Link 1:                  



Ao clicar nesse link, você será redirecionado a um exemplo de Texto dissertativo argumentativo sobre A questão do aborto. O texto serve de modelo para a proposta de se trabalhar com esquemas para fazer redação dissertativa-explicativa. Os elementos utilizados(argumentos e desenvolvimento deles) foram destacados com as mesmas cores.Apenas a tese e a conclusão possuem destaques em cores diferentes.Leia e analise.

O aborto é uma questão muito polêmica hoje em dia, sendo discutida em muitos países do mundo, inclusive no Brasil. A maioria das mulheres que optam pelo procedimento são pobres. Além disso, como crianças não desejadas gerarão problemas, as mães preferem correr o risco da cirurgia clandestina.

Segundo uma recente pesquisa, a média de abortos no Nordeste é superior à nacional. Relacionando a pobreza nessa região, que é um problema histórico e climático, ao alto índice, acredita-se que ele se deve a falta de informação e acesso a meios contraceptivos. Desse modo as mulheres têm que recorrer ao aborto ilegal.
Ademais, mulheres que engravidam e têm a criança contra a própria vontade acabam passando esse sentimento de negação ao filho. Mas essa ação tem graves consequências. Umas delas é a possibilidade de envolvimento com drogas tanto do filho quanto da mãe.
Tendo em vista essas circunstancias, as mulheres preferem arriscar a vida nesses procedimentos, porém algumas são vitimas sociais. Por isso, para evitar tantas mortes desnecessárias, faz-se importante que o aborto seja legalizado e que haja conscientização desde cedo com relação à importância do uso de preservativos.

Link 2
Nesse link, você encontra modelos de dissertação em prosa - textos dissertativos-argumentativos.

Link 3
Site da revista Veja que traz boas dicas para os estudantes e faz abordagens dos possíveis temas da atualidade que podem cair no ENEM – 2013 bem como as principais questões ligadas a eles.Na aba Educação,vale a pena conferir o que há sobre os temas abaixo:

• Desenvolvimento sustentável e economia verde
• Energias alternativas e matriz energética brasileira
• ‘Importação' de médicos cubanos
• O papel do Brasil no mundo
• Redução da maioridade penal
• O legado da Copa do Mundo de 2014
• Tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria
• Casamento gay
• A lei de cotas nas universidades
• O petróleo do pré-sal brasileiro

Espero que façam bom proveito das informações colocadas aqui e tenham sucesso nos testes!







Nenhum comentário:

Postar um comentário