quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Narração - Elementos e estrutura da Narrativa

Narração
A narração consiste numa seqüência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Os Elementos da Narrativa
Os elementos que compõem a narrativa são:

1) Narrador: é quem conta a história.
a) Narrador-Personagem é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, isto é, ele, de alguma forma participa do enredo, sendo um dos personagens da história, usando a primeira pessoa (eu ou nós) para se contar a história. Pode-se classificar o Narrador-Personagem em:
· Narrador-Personagem Protagonista: Este narrador é a personagem principal da história, narrando-a de um ponto de vista fixo: o seu. Não sabe o que pensam os outros personagens e apenas narra os acontecimentos como os percebe ou lembra.
· Narrador-Personagem Testemunha: É o narrador que vive os acontecimentos por ele descritos como personagem secundária. É um ponto de vista mais limitado, uma vez que ele é incapaz de conhecer o que se passa na mente dos outros personagens.
b) Narrador-Observador é aquele que conta a história através de uma perspectiva de fora da história, isto é, ele não se confunde com nenhum dos personagens. Este foco narrativo se dá, predominantemente, em terceira pessoa e pode ser dividido em:
· Narrador-Observador Onisciente: É o narrador que tudo sabe sobre os personagens (sentimentos, idéias, pensamentos, intenções e desejos) e sobre o enredo.Sabe o que se passa no íntimo dos (ou das) personagens, conhece suas emoções e pensamentos.Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, permitindo certas intromissões, narrando em 1ª pessoa. Quando isso acontece o narrador faz uso do discurso indireto livre. A onisciência do narrador pode ou não se limitar a apenas um dos personagens da história .
· Narrador-Observador Câmera: Este narrador não tem a ciência do que se passa nas mentes dos personagens da história, mas conhece tudo sobre o enredo e sobre qualquer outra informação que não sejam íntimas da psique dos personagens. Ele conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele narra com certa neutralidade. Apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade.

2) Foco narrativo : é o ângulo por meio do qual o narrador conta a história. Os mais comuns são dois: foco narrativo em primeira pessoa e em terceira pessoa.
a)Foco narrativo em primeira pessoa – a história é narrada por um personagem que participa dos acontecimentos, observando, sentindo, vivendo a experiência narrada. Ele usa a primeira pessoa (eu ou nós) para se contar a história.
b) Foco narrativo em terceira pessoa – a história é contada do ângulo de um narrador que não participa dos acontecimentos, apenas observa, reflete e mostra, de forma distanciada, a experiência vivida pelo(a) (s) personagem(ns). O narrador é observador e conta a história usando a 3ª pessoa.

3) Personagens
· Protagonista (personagem principal).
· Antagonista (personagem que atua contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos).
· Coadjuvante (personagens secundários que também exercem papéis fundamentais na história).

4) Tempo (cronológico e psicológico): caracteriza-se pela duração das ações apresentadas numa narrativa (horas, dias, anos, assim como a noção de passado, presente e futuro).O tempo pode ser cronológico, quando os fatos são apresentados na ordem dos acontecimentos, ou psicológico, tempo pertencente ao mundo interior do personagem. No tempo psicológico, a técnica do flashback é bastante explorada, uma vez que a narrativa volta no tempo por meio das recordações do narrador.

5) Espaço: o espaço é onde ocorrem as ações. É de grande importância na narrativa, pois pode assumir o papel de personagem, dependendo da história contada ou, ainda, identificar um(ou uma ) personagem específico(a) da história.

6) Enredo: é a seqüência de fatos que acontecem na história. O enredo é a estrutura da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos gera um conflito que por sua vez é o responsável pela tensão da narrativa. O enredo, em sua seqüência, pode ser linear ou não-linear.
• Linear: as ações se desenvolvem cronologicamente. Apresenta começo – meio – fim – os acontecimentos são contínuos.
• Não-linear: não segue uma seqüência cronológica, há descontinuidade temporal, cortes ou saltos na seqüência de ações, antecipações, retrospectivas, cortes e rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações. No enredo não – linear, o tempo cronológico (dos relógios, objetivamente marcado) e o psicológico (da duração interior das vivências dos personagens) se misturam.Também há mistura do espaço exterior ( da realidade absorvida pelos sentidos) com os espaços interiores ( da memória e da imaginação dos personagens).
Esquema da Estrutura do Texto Narrativo
Podemos identificar quatro partes que compõem o enredo ou a estrutura da narrativa:
- Apresentação;
- Complicação ou desenvolvimento;
- Clímax;
- Desfecho.
a) Apresentação: É a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar em que a ação se desenvolverá. Cria-se um cenário e uma marcação de tempo para os personagens iniciarem suas ações.Nem todo texto narrativo tem esta primeira parte; há casos em que já de início se mostra a ação em desenvolvimento.
b) Complicação ou desenvolvimento : É a parte do enredo em que as ações, os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax.
c) Clímax: É o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável.
d) Desfecho: É a solução do conflito produzido pelas ações dos ( ou das) personagens. Se não houver conflito, a narrativa fica reduzida a um relato, a uma seqüência de fatos que, não despertarão o interesse dos leitores.
voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário