sábado, 21 de fevereiro de 2009

Predicação Verbal

Chama-se predicação verbal ao modo como o verbo se comporta para declarar algo sobre o sujeito. Esta declaração exige obrigatoriamente um verbo.. Quanto à predicação, os verbos classificam-se em intransitivos, transitivos ou de ligação.

1) Verbo Intransitivo
É aquele que possui sentido completo, portanto, não precisa de complemento para o seu sentido. Sua ação não transita.
Exemplos:
O casal passeia na praça.
O verbo passeia é intransitivo, pois se você ler a oração até o verbo, perceberá que ele encerra um significado completo. Quando o verbo é intransitivo, a ele pode-se acrescentar adjuntos adverbiais de modo, lugar, tempo, intensidade, etc.
Lugar: O casal passeia na praça.
Modo: O casal passeia calmamente.
Tempo: O casal passeia agora.
Intensidade: O casal passeia muito.
2) Verbo Transitivo
É o verbo que indica ação e exige um complemento obrigatório para adquirir sentido completo. O sentido desse verbo transita, isto é, segue adiante. Leia a oração até o verbo e perceba essa transitividade.Sempre haverá necessidade de se fazer uma dessas perguntas ( o quê? ou quem?)
depois do verbo, com uma preposição ou não antes delas.Isso depende do complemento obrigatório exigido pelo verbo.
Exemplos:
Ele já leu os livros . Ela já leu o quê? Resposta: os livros ( complemento obrigatório chamado de objeto direto).
Muitas pessoas não acreditam em simpatias. Muitas pessoas não acreditam em quê? Resposta: em simpatias ( complemento obrigatório chamado de objeto indireto ).
Observação: Quando esse complemento vem acompanhado de uma preposição, ele é chamado de objeto indireto.
O atacante driblou o goleiro. O atacante driblou quem? Resposta: o goleiro. ( complemento obrigatório chamado de objeto direto).
O verbo transitivo pode ser:
a)Transitivo Direto: ocorre quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. Para descobrir,use as perguntas o quê? e quem? depois do verbo.
Exemplos:
O professor defendeu o aluno. O professor defendeu quem? Resposta: o aluno (objeto direto).
A mulher rasgou o documento. A mulher rasgou o quê? Resposta: o documento (objeto direto).
b) Transitivo Indireto: ocorre quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Para descobrir,use uma preposição antes dessas perguntas o quê? e quem? que serão feitas depois do verbo.
Exemplos:
Tudo depende de você. Tudo depende de quem? Resposta: de você (objeto indireto).
Penso no evento. Penso em quê? Resposta: no evento (objeto indireto).
c) Transitivo Direto e Indireto: ocorre quando a ação contida no verbo transita, exigindo dois complementos ao mesmo tempo, um direto e outro indireto. Para descobrir, use essas duas perguntas ao mesmo tempo: o quê? e a ( ou para) quem?
Exemplos:

O aluno entregou o trabalho ao professor. O aluno entregou o quê? Resposta: o trabalho ( objeto direto), a quem? Resposta: ao professor ( objeto indireto).
Pedi-lhe desculpas. Pedi o quê? Resposta: desculpas ( objeto direto), a quem? Resposta:lhe (=a você, a ele – objeto indireto)
3) Verbo de Ligação: É aquele que não indica ação. Ele expressa estado, liga o sujeito ao predicativo do sujeito (características do sujeito que estão dentro do predicado). Não há verbo de ligação sem predicativo do sujeito. São verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, continuar, andar ( no sentido de viver), tornar-se, ficar, virar ( no sentido de transformar-se),encontrar-se, etc.
Os verbos de ligação podem expressar:
a) estado permanente: ser, viver. Exemplos: Fernanda é alegre. /Fernanda vive alegre.
b) estado transitório: estar, andar, achar-se, encontrar-se. Exemplos: A professora está bem. / A professora encontra-se bem.
c) estado mutatório: ficar, virar, tornar-se, fazer-se. Exemplos: Marina ficou brava. Marina fez-se brava.
d) continuidade de estado: continuar, permanecer. Exemplos: Pedro continua mal./ Pedro permanece mal.
e) estado aparente: parecer. Exemplo: Marta parece melhor.
Observação: A classificação do verbo quanto à predicação deve ser feita de acordo com o contexto e não isoladamente. Um mesmo verbo pode aparecer ora como intransitivo, ora como de ligação. Veja:
1 - O professor anda devagar. ( anda = verbo intransitivo, expressa uma ação ).
2 - O professor anda preocupado.(anda= verbo de ligação, expressa um estado).
voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário