sábado, 1 de agosto de 2009

Matriz de Referência para o ENEM 2009

O NOVO ENEM - ENEM 2009


Dobro grande

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( INEPE ) divulgou as matrizes de habilidades que serão cobradas no novo Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM ). Essas matrizes definem as competências que serão avaliadas na prova do ENEM a partir de 2009. No documento, são definidos cinco eixos cognitivos ( comuns a todas as áreas de conhecimento):
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

As matrizes estão divididas em quatro áreas de conhecimento:

1) Linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação);
2) Ciências humanas e suas tecnologias;
3) Ciências da natureza e suas tecnologias ;
4) Matemática e suas tecnologias.

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

1) Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida ( H1, H2, H3, H4 ).
2) Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais ( H5, H6, H7,H8 ).
3) *A área 2 será incluída apenas a partir de 2010.
4) Competência de área 3 -
Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade ( H9, H10, H11 ).
5) Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade ( H12, H13, H14 ).
6) Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção ( H15, H16,H17 ).
7) Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação ( H18, H19,H20 ).
8) Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas ( H21, H22,H23, H24 ).
9) Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade ( H25, H26, H27 )
10) Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar ( H28, H29,H30 ).

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

1) Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais ( H1, H2, H3, H4, H5 );.
2) Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela( H6, H7,H8, H9 )
3) Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. ( H10, H11, H12, H13, H14 ).
3) Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
( H15, H16,H17,H18 ).
4) Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. ( H19,H20, H21, H22,H23 ).
5) Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,extrapolação, interpolação e interpretação ( H24,H25, H26 ).
6) Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística ( H27, H28, H29, H30 ).

Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1) Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade ( H1, H2, H3, H4 ).
2) Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos ( H5, H6, H7 ).
3) Competência de área 3 Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos ( H8, H9, H10, H11, H12 ).
4) Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais ( H13, H14, H15, H16 ).
5) Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos ( H17,H18, H19 ).
6) Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas ( H20, H21, H22,H23 ).
7) Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas ( H24,H25, H26, H27 ).
8) Competência de área 8 Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas ( H28, H29, H30 ).

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

1) Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades( H1, H2, H3, H4, H5 ).
2) Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. ( H6, H7, H8, H9, H10 ).
3) Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais ( H11, H12, H13, H14, H15 ).
4) Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social ( H16, H17,H18, H19, H20 ).
5) Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade ( H21, H22,H23, H25 ).
6) Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos ( H26, H27, H28, H29, H30 ).

Na matriz também há um ANEXO que define quais são os objetos de conhecimento ( conteúdos específicos ) que estarão associados às Matrizes de Referência ( veja todos eles delimitados no documento disponível para download no final desta postagem, aqui no blog Aprender e Caminhar ) .

Os conteúdos específicos que estarão associados à Linguagem, Códigos e suas Tecnologias são:

• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação.
Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade.
Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania.
Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos.
Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos.

Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa.
Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação lingüística.
Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social.

Os conteúdos específicos que estarão associados à Matemática e suas Tecnologias são:

• Conhecimentos numéricos.
• Conhecimentos geométricos.
• Conhecimentos de estatística e probabilidade.
• Conhecimentos algébricos.
• Conhecimentos algébricos/geométricos.

Os conteúdos específicos que estarão associados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias são:

1) Em Física

Conhecimentos básicos e fundamentais.
• O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas.
• Energia, trabalho e potência.
• A Mecânica e o funcionamento do Universo.
• Fenômenos Elétricos e Magnéticos
• Oscilações, ondas, óptica e radiação.
• O calor e os fenômenos térmicos.

2. Em Química

Transformações Químicas.
• Representação das transformações químicas.
• Materiais, suas propriedades e usos.
• Água .
• Transformações Químicas e Energia.
• Dinâmica das Transformações Químicas.
• Transformação Química e Equilíbrio.
• Compostos de Carbono.
• Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente.
• Energias Químicas no Cotidiano.


3. Em Biologia

• Moléculas, células e tecidos.
• Hereditariedade e diversidade da vida.
• Identidade dos seres vivos.
• Ecologia e ciências ambientais.
• Origem e evolução da vida.
• Qualidade de vida das populações humanas.

Os conteúdos específicos que estarão associados às Ciências Humanas e suas Tecnologias são:

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
• Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
• Características e transformações das estruturas produtivas
• Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
• Representação espacial.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o ENEM deverá ser universalizado a partir de 2010. Segundo a proposta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED ), todos os estudantes da rede pública serão obrigados a fazer a nova prova, que pode servir também para certificar o curso.
Ao aceitar a proposta, o ministro pediu um estudo de logística para garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova em todo o território nacional.
Segundo Haddad, o novo Enem não poderá ser aplicado durante o período de aula. "Mais do que a aferição do conhecimento do aluno, a prova pode representar o acesso dele à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança", afirmou.
De acordo com o CONSED, o novo formato da prova permitirá a reestruturação do ensino médio. Com isso, o currículo dessa etapa do ensino passará a orientar os processos seletivos do ensino superior e não o contrário, como ocorre hoje.

* Veja no documento completo quais habilidades, citadas na Matriz de Referência para o ENEM 2009, o aluno precisa adquirir para fazer um bom teste no Enem . Clique aqui e veja em formato .pdf .

* Se quiser fazer o download do documento completo da Matriz de Referência para o ENEM 2009, na versão word ( no formato .doc) pronto para imprimir, clique aqui .

Confira também o SIMULADO ENEM 2009 , clique aqui .

Anúncio google : Se quiser comprar apostila para se preparar para o ENEM e para outros concursos, basta clicar na imagem abaixo:


voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário