quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Leitura e Produção de texto no Ensino Fundamental

Oi colegas, professoras e professores de Língua Portuguesa e de outras áreas que julguem que esse post lhes seja proveitoso na aplicação da leitura em sala de aula, não como objeto de cobrança pura e exclusiva a respostas e cobranças da escola para inserir o aluno no fantástico mundo da leitura.
Antes de tudo, quero deixar aqui o meu apreço àqueles que fazem com que suas aulas se tendenciem a formar um aluno leitor, crítico no seu contexto de mundo, enquanto ser perceptivo, locutor e interlocutor e acima de tudo capaz de produzir relatos de sua percepção como ser atuante em suas relações de ser humano para com ele e para com seus semelhantes.Essa visão do relato dos alunos bem como suas percepções captadas nos livros literários que lhes são oferecidos em sala de aula ajudarão muito o professor a entender a postura de seu aluno frente à realidade em que ele vive, podendo assim traçar um perfil de gostos e tendências em relação às ações dos protagonistas e antogonistas do livro lido.Acho eu que será uma boa forma de avaliar e entender o perfil comportamental dos alunos.
Bom, não sou orientadora educacional nem psicóloga, trago aqui apenas sugestões, se elas forem proveitosas, ficarei muitíssimo satisfeita!


SUGESTÕES PARA TRABALHO EM SALA DE AULA, APROVEITANDO LEITURA DE LIVROS
Inicialmente, temos que oferecer ao aluno a oportunidade dele próprio escolher o livro que ele queira ler ( procure informar sobre temáticas de livros apropriados para a série com a qual trabalha, comente o enredo de alguns deles em sala de aula, isso despertará interesse nos alunos em ler o livro).
Quando perceber que os alunos estejam motivados ( depende do grau de incentivo), tente colocar um livro na mão deles. Leve-os à biblioteca, escolha livros para ser lidos em sala de aula ou em casa, via empréstimo. Faça o que achar melhor - importante é que cada aluno pegue um livro pra ler. Use seu poder de persuasão!
Reserve semanalmente uma aula somente para leitura em sala de aula. Isso despertará no aluno o hábito da leitura. Se puder, converse com o (a )bibliotecário (a) para que você mesmo (a) faça o controle dos livros emprestados aos seus alunos. Poderá também fazer rodízio de empréstimos entre eles. Isso será muito interessante uma vez que os alunos poderão comentar entre eles o livro que leu (se puder, reserve momentos em sua aula para isso - pura interação).
Quando cada aluno já estiver lido o livro escolhido, explore a leitura, através da produção de texto. Dê tempo para os alunos lerem tranquilamente e avise-os que haverá uma proposta de trabalho sobre o livro lido. Os alunos deverão estar cientes de que precisarão ler um livro para fazer o trabalho - tudo isso em comum acordo.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO - TEMÁTICA: LIVRO LIDO PELO ALUNO
Proponho um questionário sobre o livro lido ( pode ser aplicado em qualquer série que queira trabalhar com essa proposta). As respostas ao questionário deverão ser feitas em frases completas (contendo sujeito, verbo e complementos) ou períodos compostos.
Observação: Se as respostas não estivem completas, não será possível a montagem do texto sobre o livro.
Então vamos aos questionário:

1) Qual o nome do livro que você leu?
Proposta: O nome do livro que eu li é ______________________.

2) Quem é o autor desse livro?
Proposta: O autor desse livro é ___________________________.

3) No livro que você leu, onde os fatos acontecem e em que época? Citar ano - se houver menção no livro ou alguma ocasião importante em que acontecem os fatos.
Proposta: Os fatos acontecem _____________________________ em _____________.

4) Qual tema (assunto geral) é explorado no livro?
Proposta: O tema explorado no livro é o (a) ___________________________. ( educação, política, violência, amor, esporte, etc...)

5) Quais são os personagens principais que fazem parte do enredo?
Proposta: Os personagens que fazem parte do enredo são _________________________.

6) Descreva as características físicas - o porte físico ( se o livro mencionar) e as características psicológicas (características na maneira de pensar, de agir, de ver o mundo como ser humano) de cada personagem principal.
Proposta: __________( fulana), 23 anos, alta ( ou baixa) , magra( ou gorda), cabelos ..., olhos..., nariz..... ( descreva o porte físico). É uma pessoa sonhadora, apaixonada, má... ( descreva as características psicológicas - ligadas ao comportamento da personagem)

7) Em poucas palavras, conte resumidamente a história do livro que você leu.
Proposta para iniciar o resumo : Em (colocar o ano),( em tal lugar),(Fulano) ________________________________________.

8) Na sua opinião houve algum personagem que apresentou alguma postura positiva ou negativa?
Proposta: Em minha opinião, ( nome do personagem) apresentou uma postura positiva porque (escrever porque o personagem tem postura positiva) enquanto ( escrever o nome do personagem teve uma postura negativa (escrever porque o personagem tem postura negativa).

* Se houver mais personagem com postura positiva ou negativa, cite o nome deles, diga se a postura também foi positiva ou negativa e porque você o ( os ) incluiu.

9) A leitura desse livro despertou em você alguma reflexão sobre a realidade em que você vive ou sobre o mundo atual? Explique.
Proposta: A leitura desse livro despertou em mim ______________ porque _____________________________.

10) Qual conselho você daria a alguém que estivesse passando por circunstâncias parecidas com as abordadas no livro que você leu?
Proposta: Eu aconselho às pessoas que estão passando por ( citar as circunstâncias) _______________________que (colocar sua opinião) _______________.

Depois de responder ao questionário, vamos montar o texto (resenha) sobre o livro:

Montagem do texto:
Peça aos alunos para montar um texto (resenha) com as respostas dadas ao questionário (usar uma folha somente para a montagem do texto).

Primeiro: Coloque o título e o autor do livro.
Segundo: Pedir para os alunos formarem parágrafos, transcrevendo apenas as respostas dadas a às questões ( cada uma em um parágrafo ) e o aluno estará produzindo um texto (mais ou menos dez parágrafos ) do livro que leu.
* Colocar no final, o nome do aluno , série, turma, número de chamada e professor.

Divulgação das resenhas:
Fazer apresentação individual na sala de aula - leitura do trabalho para os colegas de classe ) ou em outras salas - o professor convida alunos para apresentarem seu trabalho em outra sala - varal na escola, recital de divulgação de leitura de livros para a escola e outros.

IMPORTANTE: Divulgar o trabalho do aluno ( estimulará a ler mais livros e despertará nos colegas o interesse em ler aquele livro).
( Celiene Francisca dos Reis )


Nenhum comentário:

Postar um comentário