sábado, 4 de julho de 2009

Descritores de Língua Portuguesa – 3ª Série do Ensino Médio


A Matriz de Referência de Língua Portuguesa: Tópicos e seus Descritores - 3ª série do Ensino Médio

O ensino da Língua Portuguesa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve estar voltado para a função social da língua, tendo como principal objeto de estudo o texto. O trabalho com o texto e com os diferentes tipos de texto é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.



O professor de Língua Portuguesa deve, portanto, propor atividades que promovam o desenvolvimento da capacidade do aluno para produzir e compreender textos dos mais diversos gêneros e em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.



Para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) propõe testes de Língua Portuguesa ,cujo foco é a leitura , baseados na Matriz de Referência para verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.



Estruturalmente, a Matriz de de Referência de Língua Portuguesa divide-se em duas dimensões: uma denominada Objeto do Conhecimento, em que são listados os seis tópicos; e outra denominada Competência, com descritores que indicam habilidades a serem avaliadas em cada tópico. A ênfase é associar os conteúdos da aprendizagem às competências utilizadas no processo de construção do conhecimento.



O descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelo aluno, que traduzem certas competências e habilidades. Os descritores indicam habilidades gerais que se esperam dos alunos e constituem a referência para seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.



A Matriz de de Referência de Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio é composta por 21 descritores que aparecem dentro de cada tópico, em ordem crescente de aprofundamento e/ou ampliação de conteúdos ou das habilidades exigidas. Esses descritores têm como base algumas habilidades discursivas tidas como essenciais na situação de leitura.



Tópico I. Procedimentos de Leitura

Descritores 3ª EM Descritores 3ª EM
Localizar informações explícitas em um texto

D1

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

D3

Inferir uma informação implícita em um texto

D4

Identificar o tema de um texto

D6

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

D14





Tópico II. Implicações do Suporte, Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto

Descritores 3ª EM Descritores 3ª EM
Interpretar texto com auxílio de material gráfico
diverso(propagandas, quadrinhos, foto etc.)

D5

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

D12





Tópico III. Relação entre Textos

Descritores 3ª EM Descritores 3ª EM

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido

D20

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema

D21





Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto

Descritores 3ª EM Descritores 3ª EM
Estabelecer relações entre partes de um texto,identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

D2

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

D10

Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto

D11

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,marcadas por conjunções,advérbios etc.

D15

Identificar a tese de um texto .

D7

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la

D8

Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D9





Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e de Sentido

Descritores 3ª EMDescritores 3ª EM
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados

D16

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

D17

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão

D18

Reconhecer o efeito de sentido decorrenteda exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D19





Tópico VI. Variação Linguística

Descritores 3ª EMDescritores 3ª EM
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

D13


Clique aqui e acesse o post que possui links com testes que trabalham com esses descritores.


Veja também nesse link abaixo a Matriz de Referência para o ENEM 2009, ou seja, as habilidades e competências que serão cobradas do estudante da 3ª série do Ensino Médio na prova do ENEM 2009.



Clique aqui para ver a Matriz de Referência para o ENEM 2009.



FONTE:



http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saeb_matriz.pdf




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