O professor de Língua Portuguesa deve, portanto, propor atividades que promovam o desenvolvimento da capacidade do aluno para produzir e compreender textos dos mais diversos gêneros e em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
Para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) propõe testes de Língua Portuguesa ,cujo foco é a leitura , baseados na Matriz de Referência para verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.
Estruturalmente, a Matriz de de Referência de Língua Portuguesa divide-se em duas dimensões: uma denominada Objeto do Conhecimento, em que são listados os seis tópicos; e outra denominada Competência, com descritores que indicam habilidades a serem avaliadas em cada tópico. A ênfase é associar os conteúdos da aprendizagem às competências utilizadas no processo de construção do conhecimento.
O descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelo aluno, que traduzem certas competências e habilidades. Os descritores indicam habilidades gerais que se esperam dos alunos e constituem a referência para seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.
A Matriz de de Referência de Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio é composta por 21 descritores que aparecem dentro de cada tópico, em ordem crescente de aprofundamento e/ou ampliação de conteúdos ou das habilidades exigidas. Esses descritores têm como base algumas habilidades discursivas tidas como essenciais na situação de leitura.
Descritores 3ª EM | Descritores 3ª EM |
Localizar informações explícitas em um texto | D1 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão | D3 |
Inferir uma informação implícita em um texto | D4 |
Identificar o tema de um texto | D6 |
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato | D14 |
Tópico II. Implicações do Suporte, Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto
Descritores 3ª EM | Descritores 3ª EM |
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso(propagandas, quadrinhos, foto etc.) | D5 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros | D12 |
Tópico III. Relação entre Textos
Descritores 3ª EM | Descritores 3ª EM |
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido | D20 |
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema | D21 |
Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
Descritores 3ª EM | Descritores 3ª EM |
Estabelecer relações entre partes de um texto,identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto | D2 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa | D10 |
Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto | D11 |
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,marcadas por conjunções,advérbios etc. | D15 |
Identificar a tese de um texto . | D7 |
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la | D8 |
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. | D9 |
Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e de Sentido
Descritores 3ª EM | Descritores 3ª EM |
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados | D16 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações | D17 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão | D18 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrenteda exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. | D19 |
Tópico VI. Variação Linguística
Descritores 3ª EM | Descritores 3ª EM |
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto | D13 |
Veja também nesse link abaixo a Matriz de Referência para o ENEM 2009, ou seja, as habilidades e competências que serão cobradas do estudante da 3ª série do Ensino Médio na prova do ENEM 2009.
Clique aqui para ver a Matriz de Referência para o ENEM 2009.
FONTE:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saeb_matriz.pdf
Parabéns Celiene! O material sistematizado por topicos contribui muito a nós professores de Lingua e Literatura portuguesa. Um grande
ResponderExcluirabraço!