terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Literatura - Parte 15 - O teatro contemporâneo

XV- O TEATRO CONTEMPORÂNEO
1) Nelson Rodrigues (1912-1981)
Principais peças:
O crítico Sábato Magaldi estabeleceu uma divisão temática das peças:
1) Peças psicológicas
(Vestido de noiva - Viúva, porém honesta, etc.).
2) Peças míticas (Álbum de família - Senhora dos afogados).
3) Tragédias cariocas (A falecida - Beijo no asfalto - Os sete gatinhos - Boca de ouro - Toda a nudez será castigada, etc.)
· Segundo Magaldi: "As peças psicológicas abordam elementos míticos e da tragédia carioca. As peças míticas não esquecem o psicológico e nelas aflora a tragédia carioca. Já a tragédia carioca assimilou o mundo psicológico e mítico da obra rodrigueana."
· Vestido de noiva : Em 1943, a encenação de Vestido de noiva renovou por completo as bases formais e ideológicas do teatro brasileiro. Nesta obra, a linguagem de Nelson Rodrigues revelava uma dimensão coloquial sem precedentes. - O aspecto renovador reside conjuntamente no fato do autor tornar-se o cronista dos traumas morais e sexuais da família tradicional. Seus personagens mantém uma conduta de aparente normalidade, mas, nos desvãos da sociedade, cometem uma série de crimes, quase todos vinculados ao comportamento sexual. A história se passa em três níveis:
a) (realidade) Atropelada, uma jovem senhora, Alaíde, é operada num hospital.
b) (alucinação) A moribunda divaga, encontrando, em seu delírio, Madame Clessi, famosa prostituta do início do século, assassinada pelo amante adolescente, e de quem Alaíde, no plano real, tinha um diário de confidências. Nesta atração, condensam-se todos os desejos reprimidos de Alaíde, entediada de seu marido, Pedro.
c) (memória) Revela-se, pouco a pouco, que Alaíde roubara Pedro de sua própria irmã, Lúcia. A consciência culpada leva-a imaginar cenas de traição entre Pedro e Lúcia. No final, Alaíde morre e Lúcia, após período de hesitação, resolve casar-se com Pedro.


voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário