domingo, 25 de janeiro de 2009

Literatura - Parte 04 - Romantismo

V – ROMANTISMO
Contexto histórico:
· Ascensão da burguesia - Implantação definitiva do capitalismo - Liberalismo econômico, jurídico, filosófico · Surgimento de um novo público leitor - A arte passa a valer como mercadoria.
Surgimento: Fins do século XVIII. Já o apogeu romântico ocorre na I metade do século XIX.
Características:
1) Individualismo e subjetivismo: É a dupla face do EU romântico. A do EU arrogante, napoleônico, audacioso. E a do EU que se fecha sobre si mesmo, que escava a sua própria interioridade.
2) Sentimentalismo: Celebração do "grande amor", da paixão desmedida, mas também da tristeza, da angústia, do "mal do século" (o tédio).
3) Culto à natureza: Raro o poema romântico que não exalte ou, pelo menos, faça referência ao mundo natural. Também as metáforas preferidas ligam-se sempre a fenômenos da natureza.
4) Sonho, fantasia, tendência à idealização.
5) Escapismo: tendências suicidas, culto da morte, criação de mundos imaginários, entrega ao álcool e à orgias.
6) Liberdade artística: fim do mecenatismo, ao vender sua obra no mercadoo artista se libera das exigências de seu protetor. Desobediência às regras clássicas. Surge o drama teatral e o romance se impõe como o gênero dos novos tempos.
Romantismo brasileiro
. Arte identificada com a Independência política.
· Nacionalismo ufanista: - Indianismo - Regionalismo - Culto à natureza brasileira.
· Tentativa de criação de uma língua nacional.
Vigência:
Início: 1836 - Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de MagalhãesFim: Década de 1870, com a morte dos últimos românticos importantes: Castro Alves e José de Alencar .
A poesia romântica
I - Geração (Nacionalista)
1) Gonçalves de Magalhães:
Suspiros poéticos e saudades - Obra (medíocre) que introduz o espírito romântico no país e Confederação dos tamoios - Fracassada experiência indianista
2) Gonçalves Dias :Primeiros cantos - Segundos cantos - Últimos cantos - Os timbiras (epopéia indianista inacabada) - Sextilhas de Frei Antão poemas escritos em português quinhentista, arcaico)
Temas básicos:
· Valorização do índio: herói idealizado que simboliza o passado heróico da nação: I-Juca Pirama.
· Saudades da pátria: Canção do exílio (O paraíso está "lá" e não "cá", a pátria reside na natureza).
· Canto da natureza: a beleza do trópico e o encontro de Deus nos fenômenos naturais (panteísmo).
· Amor impossível e sofrido: Principais poemas: Ainda uma vez - adeus!; Se se morre de amor.
Não esqueça: Gonçalves Dias é o poeta romântico mais equilibrado e o que tem o melhor sentido de ritmo e musicalidade do verso.
II Geração (Individualista, ultra-romântica, byroniana ou do "mal do século")
1) Álvares de Azevedo
: Lira dos vinte anos (poemas); O conde Lopo (poema); Macário (drama com traços cômicos onde um jovem viaja a São Paulo guiado por Satã); Noite na taverna (contos byronianos, góticos, sombrios e devassos nos quais sete rapazes expõem histórias terríveis de suas vidas).
Temas básicos:
· Presságio da morte: Se eu morresse amanhã.
· "Mal do século": tédio, dúvida, angústia sobre o sentido da vida, confronto entre o sonho e a realidade. Idéias íntimas.
· Humor prosaico: percepção irônica do cotidiano. Amor orgíaco (dimensão da fantasia) e medo do amor (dimensão real traduzida pela imagem recorrente da mulher adormecida).
Não esqueça: Em sua obra, como disse um crítico, as mulheres são "deusas" ou prostitutas, isto é, inatingíveis ou desprezíveis.

voltar ao topo


2) Casimiro de Abreu: Primaveras
Temas básicos:
· Emoções singelas da adolescência (inquietudes amorosas) em linguagem totalmente simples.
· Saudosismo:
a) da infância: Meus oito anos
b) da pátria: Canções do exílio

3) Fagundes Varela: Anchietaou o Evangelho nas selvas
Temas básicos:
· Todos os da poesia romântica: o índio, o canto da pátria, a natureza, o tédio, o abolicionismo, etc.
· A morte do filho: Cântico do calvário
Não esqueça: Apesar de ser um poeta pouco original, F. V. alcança um bom nível na sua poesia rural/sertaneja.

III Geração (Liberal, social ou condoreira)
1) Castro Alves:
Espumas flutuantes - Os escravos - Cachoeira de Paulo Afonso.
Temas básicos:
· Poesia social: o abolicionismo, a defesa de causas liberais como a educação, o canto do futuro e do progresso.
· Poesia lírica: a natureza e o amor, este como expressão dos desejos sexuais.
Não esqueça: A poesia condoreira apresenta uma linguagem forte, retórica, discursiva, com imagens extraídas dos mais aspectos mais grandiosos da natureza. Já a poesia lírica encontra sua expressão numa linguagem simples, quase coloquial e de forte plasticidade (qualidade visual).
2) Sousândrade - Um caso à parte, Obras poéticas, O Guesa errante.
Desprezado em sua época, Joaquim de Sousa Andrade, ou Sousândrade, acabou reabilitado pelos concretistas como um caso de "antecipação genial" da livre expressão modernista. Poeta experimental cria uma linguagem cheia de elipses e fusões vocabulares, fugindo das banalidades sentimentais dos românticos.
Obra principal: Guesa errante, longo poema narrativo em treze cantos. Está baseado em uma lenda indígena colombiana: Guesa é uma criança roubada dos pais pelo deus do Sol. Educado por este deus até os 10 anos, acaba sendo sacrificado aos 15, após longa peregrinação pela "estrada do Suna", que na verdade é o mundo.
Não esqueça: a parte mais interessante do Guesa errante é a em que ele vê a consolidação do capitalismo como uma doença viciosa (O inferno de Wall Street).


voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário