O ROMANCE NO ROMANTISMO
1. Joaquim Manuel de Macedo: O moço louro - A moreninha (relato sentimental da ligação entre dois jovens, Augusto e Carolina, presos a uma promessa amorosa infantil e que na adolescência se apaixonam, um pelo outro, sem saber que são eles próprios os noivos prometidos)
Características da obra:
· Adaptação do folhetim romântico europeu:
a) a cenários brasileiros
b) aos valores morais e afetivos da família patriarcal brasileira
· Possibilita aos leitores brasileiros uma identificação com a realidade local
Não esqueça: A importância de Macedo é que ele desperta no público o gosto pelo romance ambientado no Brasil
2. José de Alencar:
· Romances urbanos: Senhora - romance sobre o casamento por interesse. Aurélia é abandonada pelo noivo, Fernando Seixas, que a troca pelo dote de 30 contos de Adelaide Amaral. Contudo, Aurélia recebe vultuosa herança e compra o antigo noivo por 100 contos, casando-se com ele. Aurélia vinga-se então de Fernando Seixas, tratando-o como um ser desprezível, mas o rapaz especula na bola e ganha o dinheiro para se resgatar. O desfecho é absolutamente convencional: os dois se perdoam e são felizes para sempre. Lucíola - romance sobre a paixão de um jovem bacharel, Paulo, por uma cortesã (prostituta), Lúcia. As dificuldades deste tipo de relacionamento, a pressão social e as angústias naturais do amante constituem a base da narrativa. No final, os dois se retiram do centro do Rio de Janeiro em busca de um cenário favorável para o triunfo do amor, porém, providencialmente, Lúcia morre.
Características da obra:
· Adaptação do folhetim romântico europeu:
a) a cenários brasileiros
b) aos valores morais e afetivos da família patriarcal brasileira
· Possibilita aos leitores brasileiros uma identificação com a realidade local
Não esqueça: A importância de Macedo é que ele desperta no público o gosto pelo romance ambientado no Brasil
2. José de Alencar:
· Romances urbanos: Senhora - romance sobre o casamento por interesse. Aurélia é abandonada pelo noivo, Fernando Seixas, que a troca pelo dote de 30 contos de Adelaide Amaral. Contudo, Aurélia recebe vultuosa herança e compra o antigo noivo por 100 contos, casando-se com ele. Aurélia vinga-se então de Fernando Seixas, tratando-o como um ser desprezível, mas o rapaz especula na bola e ganha o dinheiro para se resgatar. O desfecho é absolutamente convencional: os dois se perdoam e são felizes para sempre. Lucíola - romance sobre a paixão de um jovem bacharel, Paulo, por uma cortesã (prostituta), Lúcia. As dificuldades deste tipo de relacionamento, a pressão social e as angústias naturais do amante constituem a base da narrativa. No final, os dois se retiram do centro do Rio de Janeiro em busca de um cenário favorável para o triunfo do amor, porém, providencialmente, Lúcia morre.
· Romances regionalistas (ou sertanistas): O gaúcho - O sertanejo - Til - O tronco do ipê (relatos cujo objetivo é exaltar a unidade nacional na diversidade regional).
· Romances históricos: As minas de prata - A guerra dos mascates (romances de muita ação e pouca historicidade objetiva)
· Romances indianistas: O guarani (que Alencar considerava um relato histórico) - Ubirajara - Iracema ("Lenda do Ceará", espécie de poema em prosa, narra a paixão proibida - mas que acaba se realizando - entre Iracema, espécie de sacerdotisa da tribo tabajara e o português Martim Soares, aliado dos pitiguaras. Iracema, a guardadora do segredo de Jurema e que deveria permanecer virgem, entrega-se a Martim e desta relação nasce Moacir, "o filho do sofrimento". Antes do nascimento da criança, Martim Soares parte. Ao regressar, encontra a índia às portas da morte. Mesmo assim, Iracema ainda lhe entrega a criança e só depois morre. Martim leva então consigo o filho Moacir, designado pelo escritor como o "primeiro cearense".
· Romances indianistas: O guarani (que Alencar considerava um relato histórico) - Ubirajara - Iracema ("Lenda do Ceará", espécie de poema em prosa, narra a paixão proibida - mas que acaba se realizando - entre Iracema, espécie de sacerdotisa da tribo tabajara e o português Martim Soares, aliado dos pitiguaras. Iracema, a guardadora do segredo de Jurema e que deveria permanecer virgem, entrega-se a Martim e desta relação nasce Moacir, "o filho do sofrimento". Antes do nascimento da criança, Martim Soares parte. Ao regressar, encontra a índia às portas da morte. Mesmo assim, Iracema ainda lhe entrega a criança e só depois morre. Martim leva então consigo o filho Moacir, designado pelo escritor como o "primeiro cearense".
Características gerais da obra:
· Projeto nacionalista: revelar o Brasil em seu espaço físico-geográfico (romances urbanos e regionalistas), em seu passado histórico (romances históricos) e em sua dimensão lendária/mítica (romances indianistas).
· Estrutura narrativa romântica, com forte influência de Walter Scott e Fenimore Cooper.
· Idealização permanente da realidade nacional, valorização da natureza e estilo metafórico, tendente ao poético.
· Tentativa de criar uma língua brasileira (Iracema)
· Aspectos pré-realistas nos romances Lucíola e Senhora (análise psicológica mais complexa, análise do peso da sociedade sobre a vida individual e temas relativamente proibidos: o casamento por interesse e as complicações resultantes do amor entre dois grupos sociais distintos).
· Em Senhora e Lucíola: vitória final da ótica moral conservadora, traduzindo os valores patriarcais do autor.
Não esqueça: Com José de Alencar e seu projeto estético-ideológico (a defesa de temas nacionais e a luta por uma linguagem brasileira), a nossa literatura começa o seu processo de emancipação definitiva da literatura portuguesa.
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3. Visconde de Taunay : Inocência - (romance sertanista -regionalista- sobre uma paixão proibida entre a jovem sertaneja, Inocência, e um falso médico vindo da cidade, Cirino. O pai da moça, entretanto, a prometera a um tipo rústico chamado Manecão. Este, ao descobrir a paixão de Inocência, assassina Cirino. Porém, a jovem deixa-se morrer de tristeza, encerrando tragicamente a história.)
Não esqueça: O romance de Taunay já foi designado como uma espécie de Romeu e Julieta caboclo, além de apresentar uma visão crítica do patriarcalismo brasileiro.
4. Um caso à parte: Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um sargento de milícias
· Narrativa de costumes: Os hábitos das classes populares no "tempo do rei" (1808-1821).
· Destruição do Romantismo: Ironia aos cacoetes românticos - personagens semimarginais (Leonardo é "filho de uma pisadela e de um beliscão") - ausência de idealização.
· Um romance precursor do realismo: Objetividade na visão sobre o mundo social.
· Predomínio do humor: Personagens caricaturizados - acontecimentos que desmentem a hipocrisia dos indivíduos - profusão de situações cômicas.
· Personagens principais: Leonardo - suas duas paixões, Luisinha (a ideal) e Vidinha (a sensual), Leonardo Pataca (o pai do anti-herói) - Major Vidigal (o representante da ordem e o perseguidor de Leonardo) - Compadre (o protetor de Leonardo), etc.
Não esqueça: Por seu teor cômico, pela ausência de idealização social e pelas características do anti-herói, Leonardo (irresponsabilidade, sensualidade, gosto pela vagabundagem e estratégias espertas de sobrevivência), o romance tem sido classificado como a primeira narrativa da malandragem em nossa literatura.
· Projeto nacionalista: revelar o Brasil em seu espaço físico-geográfico (romances urbanos e regionalistas), em seu passado histórico (romances históricos) e em sua dimensão lendária/mítica (romances indianistas).
· Estrutura narrativa romântica, com forte influência de Walter Scott e Fenimore Cooper.
· Idealização permanente da realidade nacional, valorização da natureza e estilo metafórico, tendente ao poético.
· Tentativa de criar uma língua brasileira (Iracema)
· Aspectos pré-realistas nos romances Lucíola e Senhora (análise psicológica mais complexa, análise do peso da sociedade sobre a vida individual e temas relativamente proibidos: o casamento por interesse e as complicações resultantes do amor entre dois grupos sociais distintos).
· Em Senhora e Lucíola: vitória final da ótica moral conservadora, traduzindo os valores patriarcais do autor.
Não esqueça: Com José de Alencar e seu projeto estético-ideológico (a defesa de temas nacionais e a luta por uma linguagem brasileira), a nossa literatura começa o seu processo de emancipação definitiva da literatura portuguesa.
3. Visconde de Taunay : Inocência - (romance sertanista -regionalista- sobre uma paixão proibida entre a jovem sertaneja, Inocência, e um falso médico vindo da cidade, Cirino. O pai da moça, entretanto, a prometera a um tipo rústico chamado Manecão. Este, ao descobrir a paixão de Inocência, assassina Cirino. Porém, a jovem deixa-se morrer de tristeza, encerrando tragicamente a história.)
Não esqueça: O romance de Taunay já foi designado como uma espécie de Romeu e Julieta caboclo, além de apresentar uma visão crítica do patriarcalismo brasileiro.
4. Um caso à parte: Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um sargento de milícias
· Narrativa de costumes: Os hábitos das classes populares no "tempo do rei" (1808-1821).
· Destruição do Romantismo: Ironia aos cacoetes românticos - personagens semimarginais (Leonardo é "filho de uma pisadela e de um beliscão") - ausência de idealização.
· Um romance precursor do realismo: Objetividade na visão sobre o mundo social.
· Predomínio do humor: Personagens caricaturizados - acontecimentos que desmentem a hipocrisia dos indivíduos - profusão de situações cômicas.
· Personagens principais: Leonardo - suas duas paixões, Luisinha (a ideal) e Vidinha (a sensual), Leonardo Pataca (o pai do anti-herói) - Major Vidigal (o representante da ordem e o perseguidor de Leonardo) - Compadre (o protetor de Leonardo), etc.
Não esqueça: Por seu teor cômico, pela ausência de idealização social e pelas características do anti-herói, Leonardo (irresponsabilidade, sensualidade, gosto pela vagabundagem e estratégias espertas de sobrevivência), o romance tem sido classificado como a primeira narrativa da malandragem em nossa literatura.
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