quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sintaxe - Frase,oração e período

Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação, podendo ter ou não verbo. Expressa juízo, indica ação, estado ou fenômeno, transmite um apelo, ordem ou exterioriza emoções.Traduz um pensamento, um enunciado completo.
Normalmente, a frase é composta por dois termos - o sujeito e o predicado - mas não obrigatoriamente, pois, em Português há orações ou frases sem sujeito: Há barulho ali.
Enquanto na língua falada a frase é caracterizada pela entoação, na língua escrita, a entoação é reduzida a sinais de pontuação.
Quanto aos tipos de frases, levando-se em conta seus elementos constituintes,elas se classificam em verbais (possui verbo) e nominais (não possui verbo). A partir de seu sentido global, podem ser classificadas em:
· Frases interrogativas: o emissor da mensagem formula uma pergunta. Exemplo: Qual é seu nome?
· Frases imperativas: o emissor da mensagem dá uma ordem,um conselho, faz uma súplica ou um pedido. Exemplos: Fique tranquilo,amigo./Deus,ajude-me!
· Frases exclamativas: o emissor exterioriza um estado afetivo. Exemplos: Que delícia! /Muito interessante esse programa!
· Frases declarativas: o emissor constata ou comunica um fato. Exemplos: Ele já chegou. /O Brasil situa-se na América do Sul.
A oração, às vezes, é sinônimo de frase ou período (simples) quando encerra um pensamento completo e vem limitada por ponto-final, ponto-de-interrogação, ponto-de-exclamação e por reticências.Exemplos: O sol brilha no céu. / Maria já voltou? / É cedo.
Nesses exemplos, há três orações correspondentes a três frases ou a três períodos simples.
Mas, nem sempre oração é frase: "espero que você venha" apresenta duas orações, mas uma só frase, pois somente o conjunto das duas é que traduz um pensamento completo.
Outra definição para oração é a frase ou membro de frase que se organiza ao redor de um verbo. Possui sempre um verbo (ou locução verbal), que implica, na existência de um predicado, ao qual pode ou não estar ligado um sujeito.
Assim, a oração é caracterizada pela presença de um verbo. Dessa forma, em:
Rua!(temos uma frase, não é uma oração).
"Quero a rosa mais linda que houver, para enfeitar a noite do meu bem." (temos uma frase e três orações).
Já o período é a frase constituída por uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.
Período simples é aquele constituído por apenas uma oração (possui um só verbo), que recebe o nome de oração absoluta. Exemplos: Chove. / O amor é coisa boa. / Os jogadores da seleção visitaram o parque municipal da cidade.
Período composto é aquele constituído por duas ou mais orações
:
Exemplos: "Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver." / Teclei, namorei,dormi e depois sonhei com você.
voltar ao topo

Um comentário: