sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sintaxe:Sujeito - Tipos de sujeito

Sujeito

É o termo da oração do qual informamos alguma coisa. Ele pode praticar a ação (agente), sofrer a ação (paciente) ou praticar e sofrer a ação ao mesmo tempo (agente e paciente).Para encontrar o sujeito, faça uma das seguintes perguntas antes do verbo:
Quem é que (use o verbo)?A resposta é sujeito. Ou O que é que (use o verbo)? A resposta é o sujeito.

Exemplos: O gato pulou o muro. (Sujeito agente:O gato)
Os jogadores foram convocados hoje. ( Sujeito paciente:Os jogadores)
A garota penteia-se diante do espelho. ( Sujeito agente e paciente: A garota)

Núcleo do sujeito: palavra mais importante do sujeito (quando se trata de sujeito simples) ou palavras mais importantes do sujeito (quando se trata de sujeito composto) . O núcleo do sujeito pode ser representado por um substantivo, por um pronome substantivo ou por qualquer palavra substantivada.

Exemplos: O segredo da felicidade está aqui. O sujeito é “O segredo da felicidade” - O núcleo do sujeito é “segredo
"O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas."-O sujeito é "O amor e o desejo” - Os núcleos do sujeito são " amor, desejo”.

Tipos de sujeito: simples, composto, desinencial ou oculto, indeterminado e oração sem sujeito.

1- Simples: possui apenas um núcleo. Exemplos:
"O beijo é a menor distância entre dois apaixonados."
"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento.”

2- Composto: possui dois ou mais núcleos. Exemplos:
O técnico e os jogadores
desceram para o vestiário.
O professor e os alunos participaram da competição.
Observação: Os núcleos do sujeito composto são, quase sempre ligados pelas conjunções e, ou, com.Também podem estar ligados pelos conectivos assim... como, não só...mas também, tanto... como,tanto...quanto,nem...nem.
Exemplos: Tanto os meninos quanto as meninas farão essa atividade.
Não só os meninos como as meninas farão essa atividade.

3-Desinencial: não está explícito na frase, mas é facilmente identificado pela desinência do verbo. É representado pelos pronomes eu,tu, ele, ela, nós, vós e você, vocês ( com verbo no imperativo). Os pronomes eles e elas representam o sujeito desinencial somente quando eles substituem um sujeito claro, citado no contexto anteriormente. O sujeito desinencial também é conhecido como oculto, elíptico ou subentendido. Exemplos:
Brinquei com minha sobrinha ontem. - Sujeito desinencial "eu".
Descansem,meninos! - Sujeito desinencial "vocês".
Os artistas tiveram um ótimo desempenho.Fizeram tudo certinho.- Na primeira oração, o sujeito está claro:Os artistas. Na segunda oração, o sujeito é desinencial: eles ( pois o pronome substantivo eles refere-se aos artistas que é sujeito da oração anterior).

4-Indeterminado: não podemos identificá-lo, pois não indica quem praticou a ação verbal. Há duas maneiras de indeterminar o sujeito:

1ª) O verbo é posto na 3ª pessoa do plural e não há nenhum outro termo na frase que nos forneça informações para identificar qual é o sujeito. Exemplos: Cortaram a grama./Falaram mal do Pedro.

2ª) O verbo ( intransitivo, de ligação ou transitivo indireto) é posto no singular juntamente com a partícula SE ( que se chama índice de indeterminação do sujeito) e não há nenhum outro termo na frase que nos forneça informações para identificar qual é o sujeito.

Exemplos: Precisa-se de manicure.(transitivo direto + SE) Vive-se bem aqui.(intransitivo + SE) É-se feliz ali. ( verbo de ligação + SE)
Observação: Se o verbo for transitivo direto acompanhado da partícula SE, não temos caso de sujeito indeterminado, pois há caso de voz passiva sintética e o sujeito está claro na oração. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito que está na oração. Exemplos: Alugam-se casas. ( equivale a “Casas são alugadas” e o sujeito é casas, no plural; o verbo deve ficar também no plural). Vendia-se verdura. (equivale a “Verdura era vendida” e o sujeito é verdura, no singular; o verbo deve ficar também no singular).

5-Oração Sem Sujeito: É formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações: Exemplos: Havia livros no chão. Geou no sul do país.
Observe que quando ocorre oração sem sujeito, o conteúdo verbal não é atribuído a nenhum ser e a mensagem centra-se no processo verbal. Os casos mais comuns de orações sem sujeito da língua portuguesa ocorrem com:
a) Verbos que exprimem fenômenos da natureza:
Nevar, chover, ventar, gear, trovejar, relampejar, amanhecer, entardecer, anoitecer
,
etc.
Exemplos:
Choveu muito ontem. /Amanheceu chovendo.
Observação:Quando são usados em sentido figurado, esses verbos podem ter sujeito determinado.
Exemplos:
Choviam aplausos no show. (aplausos=sujeito) Já amanhecemos estressados (nós=sujeito)

b) Verbos ser, estar, fazer e haver, quando usados para indicar uma idéia de tempo ou fenômenos meteorológicos:
Exemplos
: É dia./Eram onze horas da manhã.
Observação: Ao indicar tempo, o verbo ser varia de acordo com a expressão numérica que o acompanha. (É uma hora/ São nove horas)
Hoje são 15 de março./ Hoje é dia 15 de março. /Está tarde./ Está muito quente./Faz dois anos que não vejo minha mãe. /Fez calor ontem. /Não a vejo há anos.

c) Verbo haver no sentido de existir: Exemplos: Havia muitos alunos naquela aula./Há flores lindas no jardim.

6) Sujeito Acusativo: Será sujeito acusativo o sujeito de um verbo no infinitivo ou no gerúndio de uma oração que funcione como objeto direto, quando o verbo da oração principal for um desses verbos: fazer, mandar, ver, deixar, sentir ou ouvir.
Exemplo:
Fizeram /o acusado confessar o crime.
Analisando:
O sujeito da 1ª oração é indeterminado porque não faz referência a quem praticou a ação.
O verbo fazer é verbo transitivo direto, que tem como objeto direto toda a oração “ o acusado confessar o crime”. A oração que funciona como objeto direto chama-se oração subordinada substantiva objetiva direta.
O verbo da oração subordinada substantiva objetiva direta está no infinitivo (confessar) e tem como sujeito “o acusado”. Portanto, “o acusado” é sujeito acusativo.
O sujeito acusativo poderá ser representado por um substantivo ou por um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, nos, vos, os, as).
Observação: Quando o sujeito acusativo for um substantivo plural, o verbo no infinitivo tanto poderá ficar no singular ou no plural, mas dá-se preferência pelo singular.
Exemplos:
Vi os blocos passar /passarem. (Os blocos = sujeito acusativo).
Vi-os passar. (os = sujeito acusativo).
Deixei-as sair. (as = sujeito acusativo).
Mandaram-me entrar. (me = sujeito acusativo).

7-Sujeito oracional (o sujeito é uma oração- Oração Subordinada Substantiva Subjetiva): é uma oração que exerce a função de sujeito.
Exemplo:É importante /que todos participem do evento.
Pergunta-se:O que é que é importante? Resposta: Que todos participem do evento. O sujeito é uma oração que se classifica como Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
Quando a oração subordinada substantiva subjetiva não se iniciar pelas conjunções integrantes que ou se, o verbo deverá ser conjugado no infinitivo e a oração se denominará oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo. Exemplo: É importante respeitar nossos semelhantes. (= É importante que respeitemos nossos semelhantes).
O que é que é importante? Resposta: respeitar nossos semelhantes = oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.

4 comentários: