segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sintaxe: Predicado - Tipos de Predicado

Predicado
É tudo que se declara sobre o sujeito, ou seja, é tudo que há na oração que não seja o sujeito. Se o sujeito não aparecer na oração, o predicado será a oração inteira.Há três tipos de predicado: nominal, verbal e verbo - nominal.
Exemplo:
Os estudantes estavam eufóricos. ( Sujeito: Os estudantes - Predicado: estavam eufóricos)
Os moradores da cidade procuravam refúgio durante a tempestade.(Sujeito: Os moradores da cidade - Predicado: procuravam refúgio durante a tempestade)
Assaltaram o banco Bradesco. ( Sujeito: indeterminado-não identificado na oração - Predicado: Assaltaram o Banco Bradesco)

Tipos de predicado:
1-Predicado nominal: é o predicado que apresenta um nome (característica ou estado do sujeito) como núcleo significativo. Os predicados nominais são formados com a presença de um verbo de ligação ( ser, estar, permanecer, ficar, parecer, continuar,tornar-se, andar no sentido de viver,virar no sentido de transformar-se) mais um predicativo do sujeito.
Exemplos:
O garota estava gripado. ( Predicado: estava gripado - núcleo ou predicativo do sujeito: gripado)
A menina anda doente. ( Predicado: anda doente - núcleo ou predicativo do sujeito:doente)
Predicativo do sujeito: é o termo que se encontra dentro do predicado e que modifica o sujeito, informando alguma característica ou estado dele.
Exemplos:
O garota estava gripado.
A menina anda doente.
O jovem virou empresário.
2- Predicado verbal: é o predicado que apresenta como núcleo significativo um verbo. Os predicados verbais são formados com a presença de verbos transitivos e intransitivos.
Exemplos:
Milhares de pessoas aguardavam a chegada dos artistas. (Predicado:aguardavam a chegada dos artistas - núcleo: aguardavam)
A garota enlouqueceu de vez. ( Predicado: enlouqueceu de vez - núcleo: enlouqueceu)
As crianças necessitam de muito carinho. ( Predicado: necessitam de muito carinho - núcleo: necessitam)
3- Predicado verbo-nominal: é o predicado que apresenta dois núcleos de significação: um verbo e um nome - característica ou estado do sujeito ( predicativo do sujeito) ou do objeto ( predicativo do objeto).
Exemplos:
O prefeito chegou atrasado ao evento. ( Predicado: chegou atrasado ao evento - núcleos: chegou, atrasado)
Achei a prova fácil. ( Predicado: Achei a prova fácil - núcleos:achei, fácil)
Predicativo do Objeto: é o termo que modifica o objeto. Para se encontrar o objeto direto, use o verbo + o quê? A resposta é o objeto direto.
O predicativo do objeto ocorre apenas nos predicados verbo-nominais.
Exemplos:
Achei a prova fácil. ( Objeto direto: a prova fácil -Predicativo do objeto: fácil )
O policial tinha os pés e as mãos machucados. ( Objeto direto: os pés e as mãos machucados - Predicativo do objeto: machucados)


voltar ao topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário